Páginas

Translate

Ilusão de óptica


Brasília está propícia nesses dias a fins de tarde com arco-íris. Minhas filhas adoram quando eles aparecem e acreditam que existem de verdade. Eu, quando era criança, achava que existia um pote de ouro me esperando no começo do belo arco ... O problema é que por mais que andava, nunca conseguia chegar até ele.
Pena, que ao voltar para casa na última segunda-feira, as meninas não estivessem no carro comigo. É raro ver um arco-íris tão majestoso cortando o céu. Parei o carro no acostamento só para fazer essa foto.



E pesquisei um pouquinho sobre esse fenômeno óptico para explicar, caso as pequenas me questionem um dia sobre o assunto. O arco-íris é a dispersão da luz branca solar em cores. Esse fenômeno vai ocorrer sempre quando existir gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude.
Portanto, a luz branca se dispersa nas cores do arco-íris ao ser refratada pelas gotículas d’água. Na real mesmo, o arco-íris que tanto gostamos de olhar simplesmente não existe. O belo arco de diferentes cores que admiramos é uma ilusão óptica e sua visualização depende da nossa posição relativa. 
Agora vá convencer as crianças de que arco-íris não existe. Você pode tentar, começando assim: “Não se pode acreditar em tudo que vemos...” Não, né? Melhor é deixá-las sonhando. Que tal, ouvirmos um clássico que tem tudo a ver?


Um comentário:

  1. Fins de tarde e manhãs iluminadas em Brasília são obras de artes da natureza.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!