Páginas

Translate

Faltou humildade




 "TODO HOMEM É RICO EM
DESCULPAS PARA PROTEGER
SEUS PRECONCEITOS, SEUS
INSTINTOS E SUAS OPINIÕES. "
(Dalai Lama)

É preciso saber cair para depois se levantar com dignidade. Um dia desses tive acesso à carta escrita pela filha de José Genoino, Miruna Genoino, e a resposta enviada pelo carioca Manoel Santos, um cidadão que, como tantos outros brasileiros, ainda se indigna com a corrupção no país.  Leia o texto original aqui.
     Não tive muito contato com Genoino. A minha história com ele se resume ao dia em que arrisquei pular de um trio elétrico de uma carreata de Cristovam Buarque por Taguatinga, na tentativa de se reeleger governador do Distrito Federal. Ele esperou uma distração minha, escalada para cobrir aquele evento, para deixar o trio elétrico. Depois de mais de hora de acenos e tal, em instantes percebi que ele não estava mais lá e que tinha saído estrategicamente, numa das rápidas paradas do trio, para um daqueles encontros secretos.
Eu não poderia chegar à redação do jornal e contar aquele vacilo. Tornou-se questão de honra descobrir o seu destino. O trio não ia parar para que eu descesse. Então não tive dúvida: desci a escadinha na traseira e, como o veículo ia devagar, saltei... Não deu muito certo, caí no asfalto, bati a cabeça, mas nada sério. Ao meu socorro veio José Genoino. Solidário, energia boa, se compadeceu e me deu a dica de que o carro de Cristovam estava bem à frente. Ainda dava para segui-lo.
Não perdi mais tempo. Entrei no carro do jornal, que seguia o trio elétrico, e ficamos na cola do candidato. Valeu a pena. No outro dia noticiei que o petista ateu havia conseguido o apoio de uma ala importante dos evangélicos para tentar se manter no poder.
A minha história com Genoino se resume a isso, mas pessoalmente sou uma admiradora da sua vida de militante pelo retorno da democracia no país. Não tiro da memória essa imagem abaixo.


 
Mas vê-lo envolvido no esquema do mensalão pôs fim ao pouco que ainda me restava de idealismo político. Nesta questão, sou uma defensora do ateísmo político. Todos parecem alimentar interesses nada sublimes. A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, de quem virei uma fã, disse exatamente o que penso. Não estava ali para julgar a história de Genoino, sua luta pelo país, mas um fato, um deslize grave e comprovado.
Ele foi julgado culpado porque, no mínimo, testemunhou o esquema de propina e se calou. Foi omisso com os valores morais e desleal com a sociedade brasileira. Esse foi o primeiro erro. O segundo foi não ter aprendido a cair e se levantar com humildade. Faltou olhar para a cara dos brasileiros e pedir desculpas. Era isso o que todos os cidadãos esperavam ouvir. Só isso!
Tentar justificar os erros pelos acertos do passado é um mau exemplo. Faltou humildade, hombridade, qualidades que não podem ter sido extirpadas nas torturas porque fazem parte da nossa alma.    


3 comentários:

  1. Obrigada pelo seu carinho e incentivo poético.
    Ando cansada de ver borboletas em terra de cegos e tb de desculpas e justificativas para explicar um erro com outro, das proteções de preconceitos, opiniões e limitações através de desculpas, como bem disse Dalai Lama.
    Meu carinho e desejo de uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  2. Rovênia, que postagem sensata essa. muito boa e esclarecedora.
    Gostei muito do seu blog e nem vou segui-lo, vou persegui-lo, rs...rs.
    Bjs
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Concordo!

    Se o encontrasse, diria: "até tu Brutus?"...

    Abraço!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!