Páginas

Translate

Feliz Dia dos Mortos!



Enfim, teremos uma pausa para descansar nesse fim de mais um ano puxado. Infelizmente, para muita gente, 2 de novembro é um dia triste, de chorar pelos amigos e parentes que já não estão mais com a gente. 

Eu sempre tive uma visão particular sobre a morte. E já pedi para minha família que não quero, de jeito nenhum, ser enterrada para ter um lugar onde vão me visitar e chorar. Ou até pior, me deixem lá, esquecida. Quero ser cremada e jogada nas águas de um córrego numa fazendinha que faz parte da minha infância. 

Tenho uma relação boa com a morte. Acho que temos o privilégio de viver a nossa vida e de dividi-la com filhos, amigos, pais, parentes e colegas. Um dia, todos nós vamos. E não quero que ninguém chore por mim. Defendo o bom-humor diariamente e quero ser lembrada como alguém feliz, que gostava de irradiar alegria.

E se alguém que amamos tanto já se foi, vamos ficar bem se 
agradecermos o privilégio do tempo passado ao seu lado.  Por que chorar? Mesmo quando ela vem de forma violenta, rápida demais, a revolta deve ser controlada. Temos a nossa vida para seguir e o sofrimento, a dor, fazem parte do trajeto. 

É isso que temos de ter mente para sobreviver a essas horas, refazer nossos pensamentos e nos doar mais para o mundo. E não esquecer, nunca, que foi uma dádiva conhecer essa pessoa e tê-la por perto. Ainda que pareça um tempo curto demais. Não sejamos egoístas. A eternidade não existe para nós!

Faz parte dos meus planos de viagens conhecer o Dia dos Mortos, no México, onde esse dia é feliz, de comemoração. Os mexicanos misturam devoções cristãs com ritos das antigas culturas, o que resulta em uma comemoração singular em todo o mundo. É um dia para lembrar com alegria dos mortos, dos momentos em que estiveram entre nós. É um dia de cor, de celebrar a vida. 

Os mortos merecem a festa e nós precisamos aprender mais sobre o eterno ciclo de nascer e morrer!

5 comentários:

  1. Rovênia, muito bacana essa sua postagem. Pelo título, em princípio, achei que fosse alguma brincadeira, mas não. É uma postagem com muita maturidade e bastante real. Gostei do seu modo de pensar.
    Bjs
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Uma visão muito interessante a tua Rovênia. Reflito junto.

    A morte tem vários lados...

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que texto maduro e real, Rovênia!
    Também penso assim. Já deveríamos saber que não seremos eternos, viver é aqui e agora. E é aqui o nosso mundo, de outro... ainda não sei. Não gosto desse dia, sabe. Penso que é uma data para aflorar a tristeza nas pessoas e nem todas tem uma visão real das coisas. Sempre lamentam como se nossos entes tivessem que viver para sempre. Também conheço a história dos mexicanos!

    Beijos, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o Blog !
    Muito difícil encontrar na “ blogosfera “ espaços originais e bacanas como este !

    Deixo aqui meu espaço, caso queria dar uma olhada, seguir...

    http://www.bolgdoano.blogspot.com.br/

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelas palavras, viu?! Fico feliz a cada seguidor novo, ainda mais com o potencial como o seu, e por isso, nao poderia deixar de te seguir também.

    Adorei o blog, sucesso.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!