Páginas

Translate

Choro mais feliz!


"Meu coração foi de bar em bar, 
Se perdeu nunca mais se achou 
Foi vivendo assim 
Sem ter ninguém para dizer um boa noite ..."




Arquivo pessoal:  pintura mural na Rua do Ouvidor, RJ,
local frequentado por Pixinguinha e os boêmios da MPB

Por que não andar pelo centro histórico do Rio de Janeiro, tomar café da manhã na Confeitaria Colombo, visitar a Praça Tiradentes,o Museu do Ipiranga, descobrir pequenas livrarias e monumentos esquecidos e ir parar na Rua do Ouvidor? 

Onde é a Rua do Ouvidor? Perguntei a um carioca de terno e gravata que andava apressado e me olhou com cara de espanto: 

- O que você quer fazer lá? Não tem nada mais lá. 

E foi embora levando o mau humor. Pergunta aqui, pergunta ali e cheguei à Rua do Ouvidor. Embora precise ainda de restauração, a travessa é uma graça. Tem uma pintura com as figuras da nossa música que costumavam frequentar o boteco com Pixinguinha. Na ruazinha, ainda há uma estátua em bronze do músico. 

Hoje é dia de Pixinguinha, do nosso chorinho mais gostoso de ouvir.  E aqui em Brasília tem um cantinho, o Clube do Choro, referência nacional em ensino da música popular brasileira. Uma amiga frequenta lá, leva seu cavaquinho com paixão. Quem sabe hoje ela não vá tocar e cantar ...

"Meu coração não sei por que 
Bate feliz quando te vê...
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo...
Mas mesmo assim, foges de mim..."






8 comentários:

  1. Cavaquinho? Lembrei do Armandinho, você deve conhecer. Ele é demais. Rovênia, beijos e bom dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tem mais nada na rua do ouvidor, nem segurança aqui no Pelô. Que horror!

    Lugares, histórias, tradições tão maus cuidadas e valorizadas.

    Quem sabe na copa tudo seja ressuscitado, enquanto isso Pixinguinha em Brasília no clube do choro e Noel Rosa aqui, antes de começar as seção no Cinemark já vale :)

    Adoro um sambinha de raiz, pandeiro, cavaco, sai de renda, lamentos e histórias de amor.

    ResponderExcluir
  3. O carioca se volta para as praias e pouco valoriza o centro histórico. Mas nao acredito que em Brasília tem um " cantinho" pois esta cidade sem esquina nao conhece isto não.

    ResponderExcluir
  4. Um viva ao aniversário de ausência do mestre Pixinguinha!

    ResponderExcluir
  5. Bela homenagem!
    E pensar que Pixinguinha tenha morrido paupérrimo e que a sua morte foi bem mais triste do que a de Ivan llitch, personagem de Tolstoi... Se aqui no Brasil foi assim tratado nosso maior compositor popular, que podem esperar os demais, mesmo aqueles que também inundaram de tanta luz e fulgor os caminhos de nossa música popular?


    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Rovênia, na gravura tem Pixinguinha e Noel Rosa (sempre com o cigarro na boca, dá até vontade de fumar!). E esse carinho(so) que transmite o chorinho é muito bom. Eu até acho que a sua "amiga" que toca cavaquinho poderia ser "você", kkk! Se for, já sou seu fã e prometo dar audiência lá. Nem que seja de avião.
    Um abraço grande
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. As primeiras linhas parecem que estavam falando do meu coração! hehehehe

    Eu nunca fui na rua do ouvidor, mas eu prezo tanto esses lugares históricos! Eu via na novela, morria de vontade! Acho de uma riqueza incrível.

    Um beijo!
    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de passear e fotografar o centro do Rio.É simplesmente lindo, apesar de toda sujeira em alguns locais e movimento intenso de vendedores ambulantes numa gritaria infame. rs
    Ali pelas bandas do Saara deusmelivre é uma loucura !!
    adoro tomar um chá na Colombo não me lembro mais onde é a rua do Ouvidor ... não gravo nome de rua apesar dessa ser bem conhecida, saber qual é nao sei nao rsrs
    Bom texto jornalista,
    abraços meus

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!