Páginas

Translate

Help me!


Por que eu sou um ser humano? Aprendi que nada deve ser menosprezado neste mundo. 
Imagem Google

Numa conversa com amigos biólogos, desabafei minha burrice em meio à pizza e ao comentário sobre a disputa entre pesquisadores do CNPq e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)ante a descoberta de uma nova espécie de aranha no Brasil:

- Tanta coisa para pesquisar... Eu nunca faria uma pesquisa sobre aranhas.

 A amiga deu-me o beliscão necessário. Explicou que as aranhas produzem uma teia extremamente resistente, cerca de cinco vezes mais forte que o fio de aço. E os pesquisadores estão de olho.

Então falamos do bicho-da-seda e das formigas, outros admiráveis insetos da natureza. Um fio de seda tão elástico que os homens não conseguem fabricar um parente sintético. Há cinco mil anos precisam recorrer à natureza. 

E as formigas? Seguem caladas cavando túneis sob o planeta. Túneis que não desabam e os cientistas querem descobrir o segredo.

Toda a minha burrice exposta fez-me pensar no filme Prometheus (Ridley Scott) e à pergunta da única pesquisadora que sobrevive ao planeta hostil de onde viemos: "Eles nos criaram, mas se arrependeram. Eu mereço saber por quê?" 

Será que descobriram que a burrice humana merece ser extinta? 


16 comentários:

  1. Há uma linha que separa a falta de conhecimento da burrice.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Por falarmos em aranha,

    "Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa".
    (J.G.R.)

    Ótima terça para você!

    ResponderExcluir
  3. E a gente se julga superior. Mas será que eles conseguem descobrir o segredo destes bichinhos? Desconfio que não...

    ResponderExcluir
  4. Outro dia li sobre elas _as aranhas.
    E não queira nunca se embaraçar numa teia daquela porque é um sufoco!!kkk
    interessantíssimo os fios super resistentes, só espero que tenha de fato utilidade porque na minha santa burrice tal como a sua rsrs fico na dúvida se não teria algo mais necessário nos tempos que vivemos para usar o dinheiro empregado com as aranhas.
    Enfim ... quem sabe eles estão mesmo certos ? rs
    beijinhos Rovênia

    ResponderExcluir
  5. rss... Eu também já me perguntei coisas assim e tive as respostas dos entendidos.

    Tudo em uma utilidade, só a burrice,não. Ou, quem sabe, ajuda a nos ensinar, pois sempre alguém retruca e aprendemos...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Duvide até da verdade,
    Mas confie em meu amor.

    William Shakespeare


    [isso acalma...rs]


    Beijo

    ResponderExcluir
  7. O aranha aqui, aranhas lá no Will, estou me sentindo em uma teia e desconfiada de que uma certa frase que li outro falando dos dias de hoje deve ter sido o motivo do arrependimento de nos terem criado.
    O problema seria de as pessoas inteligentes serem cheias de dúvidas, e as pessoas não tão visionárias serem cheias de certezas.
    Não que pesquisar aranhas, formigas e comportamentos animais seja inútil ou falta de visão, talvez um a visão micro, quando o mundo clama por algo macro, como acomodar pedras em um vaso, primeiro as grandes, depois as pequenas. Me fiz entender?
    As pesquisas científicas na minha opinião deviam ter um grau de relevância, de prioridades, tanto em tempo dispensado quanto em recursos.
    E vamos que vamos, ao infinito e além, com ajuda do aranha, das aranhas, do homem morcego e na hora dos apertos façamos a oração da formiguinha:
    "Deus tu que és forte, mas forte que a própria morte tira o meu pezinho da neve"

    ResponderExcluir
  8. Bom dia .. me agradou muito a tua postagem .. a respeito das formigas aqui no sul elas dizem muito pois este ano que se passou elas guardaram muito alimento e isso quer dizer que o inverno vai ser daqueles.. outra coisa que sei que é segundo o ocultismo elas eram uma raça solar que abusou do poder e involuiu.. mas ainda tem sua maestria suas galerias são divinas.. bjs lindo dia
    lapidandoversos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente também já fiz esse tipo de desabafo, rs.
    E pior, passei muito tempo acreditando que há segredos, beleza e conhecimento apenas nas grandezas, mas vida vem e tem mostrados que nas pequenezas ainda há muito por descobrir...

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Acho que não foi burrice, é que a gente tende a ver como desnecessárias algumas coisas que não usamos no nosso dia-a-dia! Eu, por exemplo, adoro dizer que não me interessa nem um pouco a velocidade com que uma pedra jogada do 10º andar vai chegar ao solo, enquanto que, para um físico, isso é importante. Na verdade, odeio essas fórmulas inúteis para a minha realidade rsrsrs... da mesma forma como os físicos acham a Clarice Lispector, que eu tanto amo, uma doida rsrsrs
    ;)

    Gostei do post!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Foi um prazer visitar este seu espaço...cada texto uma reflexão!!

    Deixo beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Rovênia, eu também me surpreendo e questiono algumas pesquisas. Mas de uma coisa eu tenho certeza, tem coisa muito mais "simples" que o homem leva tempo para desenvolver e os animais com suas habilidades naturais desenvolvem coisas complexas na maior facilidade. Homem x natureza, sempre haverá esta disputa. Os animais, "seus segredos" e a incansável busca do ser humano em descobrir!

    ResponderExcluir
  13. Ah, olha, eu concordo com seus amigos biólogos, viu?! HEURHUIERH
    Quanto mais a gente conhece sobre determinados seres vivos, mais percebemos o quão fantásticos eles são. Por isso, acredito que a Biologia seja um caminho sem volta... você se apaixona demais pelas maravilhas da natureza pra voltar atrás!
    E, digo mais, conversas assim que são produtivas. As informais, no bar, no meio da pizza... uma delícia! ;)

    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  14. Isso nos faz pensar no quanto Deus é magnifico em sua criação.
    Beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  15. Você pode não querer saber, mas para os pesquisadores é importante para termos os avanços tecnológicos que temos atualmente..imagina se eles do CNPQ e Fiocruz não existissem?
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  16. Somos dependentes dessas criações e pra muitas coisas ainda não há resposta...

    Mas é muito humano querer resposta pra tudo. Não?

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!