Páginas

Translate

Frutinha da infância


A foto desfocada é de autoria da pressa, ok?
"As memórias são vivas e estão em eterna mudança. É claro que algo permanece a cada vez que nos lembramos, ou que nos esquecemos, mas, aos poucos, nossas marcas também se alteram e as recordações são reinventadas".

(Luis Vinicius do Nascimento/psicanalista)



A amiga que não foi amiga na infância começa a contar sobre uma frutinha alaranjada que se esconde na ramagem ao longo do muro da pousada. 

Dona de toda a curiosidade, eu quis saber mais e fui lá conferir. Era sim, a danada da frutinha da minha infância. 

Desde que cresci, nunca mais havia encontrado uma. Que fruta de cor mais linda! A amiga veio com o aviso pessimista:


- Mas eu comi e me arrependi!

- Como assim? Não era também a fruta da sua infância?

- Sim, mas descobri que o gosto não é tão bom! Era melhor ter ficado com o gosto da lembrança.

- Ah, não quero nem saber. Vou experimentar, sim!

Ela tinha toda a razão. As sementinhas vermelhas não têm o gosto bom que eu guardava na memória. Então, inventei uma desculpa:

- Não está com o gosto bom da infância porque deve estar pouco madura, ainda pequena... Vai ver que o solo encharcado daqui não é tão bom quanto o dos meus tempos de menina...

Não será essa frutinha danada, achada ao acaso só agora, que matará o gosto bom daquela que eu arrancava de fartura nos muros na minha infância!

21 comentários:

  1. Que bom ver esta imagem porque esta fruta eu também comi quando menina (e olha que isto aconteceu muitos anos antes de você...). Tô pronta para começar a participar do seu sonho e planejar o café da manhã. O que devo levar?

    ResponderExcluir
  2. Que Blog lindo você Rovênia, parabéns! Gostei muito de conhece-lo.
    Hoje li no blog da Beatriz seu comentário e não posso deixar de concordar com você. Esse mundo de amizades virtuais que encontramos é maravilhoso.
    Um beijo no seu coração,
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conheço este frutinha. Mas concordo com a escolha que fizeste. É bom demais guardar o gosto da infância!!!


    Fizeste bem mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente...
    Dalai Lama


    beijo

    ResponderExcluir
  5. Qdo eu era estudante eu tinha um restaurante Prato Feito que eu sempre ia e me lambuzava... adorava a comida...

    Passando varios anos eu conversando com meu chefe falo do restaurante e do sabor do pf bem feitinho e que eu queria voltar...

    Ele vai e me fala: Deixa isso bem guardado na sua memoria é mais gostoso assim.

    Nunca voltei no Bar do PF para comer.

    ResponderExcluir
  6. Saudade de passar por aqui!!
    Passei na Tina e voltei no quintal da minha infância, cheguei aqui e vi esse texto poético maravilhoso com gosto de infância!
    Lembranças de infância tem cheiro, tem sabor. Sabor diferente que só criança sabe sentir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que engraçado como o sabor guardado é muito melhor do que o de hoje,não?

    bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  8. Hahaa boa ideia! Não deixe que ela apague esses momentos bons não!

    Menina levei um baita susto com teu comentário no meu blog! Achei que vc tava falando que o MEU texto estava cheio de erros e que eu estava arruinando a historia! Demorei séculos para entender ... Sua má! Me fez ler meu post umas 5 vezes atrás de erros! Kkkkkkkkkkk

    Ps: não encontrei erros nas imagens que postei tb não kkk. Onde estão? Era da imagem ou de mim que estava falando? Ainda tô meio em dúvida! Help!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Nunca esquecemos o que nos agradou, seja um gosto ou uma outra coisa, o que nos grada fica registado para sempre.

    Abraço

    ag

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudade da minha infância...rsrs!
    Como sempre texto que nos faz refletir e viajar por lembranças!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  11. É verdade!Quando crianças comemos cada coisa:frutinhas,azedinhas,matinhos...rsss...vale tudo!E quando crescemos nem sempre o gosto é tão bom,mas fico com vc:prefiro guardar o gosto da infancia!bjs,

    ResponderExcluir
  12. Lindo recordar, descrever, devanear
    Gostos, cheiros, imagens memórias de nossa infância são mais que lembranças são revivências, descobertas,são como frutas comidas no pé.

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que a tal frutinha que não conheço, ou estava passada, ou ainda verde.
    O texto ficou ótimo, agora é só guardar a sete chaves aquele gostinho da infância!
    Beijo, estava com saudade.

    ResponderExcluir
  14. Essa é do túnel do tempo!! Amava comer ela.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  15. Oi Rovênia
    Salvo engano, essa frutinha a gente não come ! rs assim meio desfocada nao posso garantir mas lembra aqueles meloezinhos que amadurecem nas ramas, pelo chão e não são comestíveis rrsrs
    e logicamente aproveitastes da 'licença poética'pra dar além da lembrança o sabor...rs
    Gostei Rovênia cuidado não saia por aí a experimentar frutinhas da sua saudade...
    abraços meus abraços florzinha

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, tudo bem? Fiquei super feliz com teu comentário no post do nosso ensaio no blog da Gé, obrigada mesmo viu?

    um super beijoo
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei este texto, Rovênia! Fez-me lembrar de milho assado na brasa que ficou na minha lembrança como a coisa mais saborosa deste mundo!
    Estou bastante inclinada a experimentar esse sabor novamente, mesmo que...

    ResponderExcluir
  18. A tal frutinha chama-se "Melão de São Caetano". Já comi e não gostei (rs)... Na internet (http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/melao-de-sao-caetano/) encontrei: "O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças." Copiei aqui porque achei bastante interessante ter sido mencionado que é "muito apreciado pelas crianças". Logo...

    ResponderExcluir
  19. Inútil voltarmos à casa ou à rua em que morávamos, provar a fruta ou a guloseima da infância, é na memória que elas têm mais cor e mais gosto.

    ResponderExcluir
  20. Hummm será que foi o gosto mudou ou fomos nós que mudamos.... Saudades da minha infância.Beijos!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!