Páginas

Translate

E o livro vai para...

Margoh! Embora não tenha acertado o que li, valeram o esforço e a dica de leitura da Clarice Lispector. Mas, não sei por que inventei esse desafio que me fez sentir pisando em ovos. Diverti-me com as respostas de muitos de vocês, todas com as suas lógicas e, nisso, só há acerto.


Internet
Quanto ao que li ao vento ... foi um texto de Karl Popper sobre a eterna busca do homem pelo conhecimento. Acreditem, precisei levar uma pasta com leituras obrigatórias para o semestre que começa em março. Infelizmente, vou estar bem enrolada e afastada um pouco daqui. 

Vamos à questão filosófica do ovo e da galinha. Segundo Popper, o problema que vem em primeiro lugar se a hipótese (H) ou a observação (O) é o mesmo com relação se a galinha (G) ou o ovo (O). A resposta adequada à primeira pergunta é "uma hipótese anterior"; a resposta apropriada à segunda é "um ovo anterior". 

É uma questão um tanto complicada para que reflitamos sobre o quão difícil é chegar à verdade. Segundo Popper, toda observação envolve o reconhecimento do que é semelhante e do que não o é. O homem refuta o que não pode observar, provar. 


Isso quer dizer que qualquer hipótese (ovo) que adotemos será sempre precedida de observações. Vamos acreditar que do ovo nascerá a galinha porque sempre foi a regularidade observada por nós. Mas quem garante que sempre foi assim ou sempre será assim? 

Copio aqui a citação escolhida pela Margoh, da Clarice Lispector: " O ovo por enquanto será sempre revolucionário". Estamos sempre buscando a verdade, embora nunca possamos ter a certeza de tê-la encontrada. Sempre haverá o ovo anterior. Fico imaginando a fonte de inspiração da Clarice...

Entre tantos exemplos desse ovo revolucionário, Popper diz que podemos ficar com o clássico do tempo de Aristóteles e de Pítias de Massália - o grande viajante que ganhou reputação de mentiroso devido à sua descrição de Tule, com o mar gelado e o "sol da meia-noite". 

* Quem quiser comprar o livro diretamente comigo é só pedir. Custa R$ 25,00, incluindo o frete. 


8 comentários:

  1. Que legal e gostei de ver a Margoh ganhando! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Margoh. Já vou procurar o conto da Clarice e ver se consigo pelo menos um omelete. Eu quero o seu livro: como pedir, como pagar, etc. etc?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a ganhadora e as opiniões, pensamentos e filosofias sobre ovos, galinhas, vida, relações e correlações com e sem lógica :)

    ResponderExcluir
  4. 3,2,1....acionando minha cara de felicidade!!!!!!!! Ganhar é uma delicia! Mas
    receber uma dedicatória de minha jornalista/escritora preferida não tem preço.

    como se diz por ai #beijinhonoombro


    rindo...rindo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal :)
    Parabéns a Margoh!

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem merecido Rovênia
    além de uma'querida' ela sabe filosofar ,,,rs
    _ o livro está a venda em alguma livraria do Rio?seria ótimo.
    Se não estiver , dê mais orientações _tipo conta bancária para depósito e email para endereço,ok?
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Já encomendei o meu. Contando os dias para chegar!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Que lindooo...certamente estou adicionando-o em minha lista de compras...
    bjss flor

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!